Sistema de Votação Online – Helios

O Sistema de Votação On-Line Helios permite a realização de eleições através da Internet e com auditoria aberta ao público (End-to-end voter verifiable – E2E). Trata-se de um software livre, com documentação técnica e de usuário, facilitando assim o processo de auditoria da solução. No IFRO, foi feito os ajustes necessários da versão original do projeto, disponível em https://vote.heliosvoting.org, para permitir que o sistema atenda nossas demandas e foi tomada como base a configuração instalada no IFSC. O código fonte desta versão do IFRO, bem como os manuais para instalação, estão disponíveis no endereço: https://github.com/shirlei/helios-server . O Helios faz uso de criptografia homomórfica de forma que é possível computar o resultado final de uma eleição sem que seja necessário ter acesso ao voto em claro (descriptografar o voto) individual de cada eleitor

Nas pesquisas que a PRODIN do IFRO fez sobre sistemas de votação online, nos deparamos com a experiência vivenciada pelo IFSC. O IFSC utilizou o Helios como sistema de votação online visando minimizar os custos com diárias e passagens. Considerando que além dos Campi, os Institutos Federais possuem muitos polos EaD e que nas constantes eleições para os Conselhos Institucionais  o gasto com diárias e passagens é elevado, a disponibilização de um sistema de votação online minimizaria e muito esses custos, sem contar também com a agilidade do processo online quando comparado com o procedimento presencial. Como resultado da adoção do Helios, o IFSC publicou dois artigos que tratam da experiência que eles tiveram na implantação e uso do sistema de votação on-line Helios. Aproveitamos para compartilhar com todos os artigos publicados pelo IFSC sobre esse tema:

O Helios permite que:

• O eleitor verifique se seu voto foi depositado corretamente
  • Que todos os votos depositados na urna sejam exibidos publicamente em sua forma criptografada
  • Que qualquer um possa verificar que os votos depositados na urna foram corretamente apurados

O Helios não permite que:

• A escolha de um eleitor (seu voto) seja revelada, mesmo que este eleitor queira revelar (p.e. apresentando um recibo de votação)
  • O voto de um eleitor seja adulterado ou excluído

Abaixo são listados alguns manuais de como operar o Sistema de Votação On-Line Helios:

Manuais para eleitores

1. Tutorial do Eleitor – Sistema de Votação Online do IFRO

Manuais para gestores de eleição (em construção…)

1. Como criar uma eleição
    1. Usando o Helios como o apurador
    2. Usando apuradores humanos
  2. Como abrir uma eleição e enviar e-mail para os eleitores
  3. Como fechar uma eleição e fazer a apuração dos votos
    1. Tendo o Helios como o apurador
    2. Tendo apuradores humanos

Manuais para apuradores de eleições (em construção…)

1. Como gerar e carregar sua chave criptográfica
  2. Como usar sua chave para apurar uma eleição

Como auditar o resultado de uma eleição

Uma vez que a eleição foi finalizada e seu resultado final publicado, na página da própria eleição será possível obter todas as cédulas cifradas e fazer uma recontagem dos votos. O Helios oferece uma interface para fazer essa recontagem no próprio site, ciente que em momento algum será possível descobrir qual foi a escolha individual de qualquer eleitor.

Por ser desenvolvida em JavaScript, essa página é executada localmente no navegador do usuário, ou seja, não depende do servidor do Helios. Esse processo pode demorar de alguns minutos até algumas horas, dependendo da quantidade de cédulas e do poder de processamento do computador do usuário.

Nesta página tem a documentação técnica caso o interessado queira desenvolver a sua própria ferramenta para auditoria. Tom Roeder, Engenheiro de Software da Google  (2015) e pesquisador em segurança e criptografia, com base nessa documentação, implementou o Pyrios, uma biblioteca em Go para verificar as eleições conduzidas por qualquer instalação do Helios versão 3. O código fonte desta biblioteca, bem como as instruções de uso, estão disponíveis no github.